top of page

Dia do orgulho LGBT: 17 cenas de Glee que nos ensinaram sobre preconceito e aceitação

  • por Júlio Cesar
  • 27 de jun. de 2017
  • 3 min de leitura

Yaaaaaaaay! A nossa matéria de hoje tem um significado bem especial, é em comemoração ao dia do orgulho LGBT, data celebrada em 28 de junho em referência a um episódio de perseguição ocorrido na cidade de Nova Iorque na década de 60. Nós, do We Are Young, como sabemos que Glee e a comunidade LGBT tem tudo a ver (afinal, a série se centrava na aceitação das diferenças), reunimos aqui uma lista de cenas exibidas durante a série para nos fazer lembrar o quanto nossa querida show contribuiu para as conquistas LGBT. Vem com a gente!

*as cenas estão em ordem cronológica

Kurt se assume gay para seu pai (1.04)

Uma das primeiras de muitas cenas de Glee que se tornaram símbolo de coragem e aceitação.

Burt repreende Finn por chamar Kurt de "bicha" (1.20)

Uma lição necessária sobre homofobia silenciosa que nos deixou de alma lavada.

Karofsky beija Kurt (2.06)

Uma das maiores reviravoltas de Glee que arrebatou a audiência americana e as estruturas conservadoras.

Santana se declara para Brittany (2.15)

“Algumas pessoas me disseram que essa cena lhes deu coragem. É preciso muita ousadia para tocar nestes assuntos.” Naya Rivera

Performance de “Born This Way” (2.18)

A junção de um dos maiores hinos de aceitação de todos os tempos e a série que celebrava a diversidade não poderia ter tido um resultado mais maravilhoso.

Kurt é coroado rainha do baile (2.20)

Em que série o personagem gay é coroado rei do baile e sobre ao palco pleníssimo em busca de seu prêmio? Só em Glee você encontra. Pena que não encontramos o vídeo.

Santana se assume lésbica para sua avó (3.07)

Com um dos diálogos mais tristes de Glee, essa cena mostra a triste realidade de muitos e muitas jovens que não são aceitos por seus pais e familiares. Infelizmente, nem todos temos um Burt em nossa vida.

Tentativa de suicídio de Karofsky (3.14)

O auge. Tudo que assistimos de Karofsky durante sua storyline nas seasons 2 e 3 nos trouxe a essa cena super forte que demonstrou o quanto o preconceito e a falta de diálogo podem destruir a vida de uma pessoa.

Kurt e Karofsky conversam sobre futuro (3.14)

Para mim, uma das cenas mais bonitas de Glee e que com certeza deve ter inspirado muitas pessoas que necessitavam de apoio.

Unique sobe ao palco de vestido e salto alto (3.16)

Talvez uma das personagens mais ricas e subaproveitadas de Glee, Unique deu um verdadeiro “banho” nos que não acreditavam em seu talento e nos deixou orgulhosos.

Unique conversa com Finn sobre não se sentir encaixada (4.05)

Glee mostrou a realidade cruel e problemática de todos que assim como Unique, não se sentem confortáveis com seu corpo.

Unique canta ”If I Were a Boy” após sofrer preconceito (5.05)

Ouviram um estalo? Foi o meu coração partindo depois de lembrar dessa performance arrasadora de Unique após ser vítima de transfobia.

Kurt é agredido por homofóbicos (5.15)

Continuando o histórico de cenas sobre agressão, esta não poderia ter sido mais apropriada para exemplificar o quão dura é a realidade de pessoas homossexuais.

Shannon conversa com Sam sobre mudar de sexo (5.03)

Com um texto delicado e tocante, Glee expôs a verdadeira identidade de gênero de Shannon/Sheldon de forma necessária para entendermos toda a carga emocional da personagem.

Performance de “I Know Where I’ve Been” por Unique e coral com pessoas trans (6.07)

Talvez um dos momentos mais bonitos e significativos de toda a série, como também uma das melhores performances, essa cena e música ajustou-se perfeitamente com a proposta inclusiva de Glee.

Santana é aceita por sua avó (6.08)

Uma das cenas mais esperadas da série, Santana finalmente têm o carinho de sua avó de volta, o que nos deixou extremamente satisfeitos.

Casamento entre Brittany e Santana e Kurt e Blaine (6.08)

No mesmo episódio onde reconciliou avó e neta, Glee assinou seu atestado de “sériezona da porra” ao celebrar dois casamentos homoafetivos ao mesmo tempo, mesmo antes do casamento entre pessoas do mesmo sexo ser legalizado nos EUA. Que visão!

Faltou alguma cena pra você? Alguma opinião sobre? Deixe um comentário!


 
 
 

コメント


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page